terça-feira, 26 de março de 2013

Alma Cigana



Dança Cigana



A Dança Cigana expressa, com movimentos livres e criativos, as emoções e os sentimentos. 

O desenvolvimento das saias, o corpo em concordância com os ritmos e a suavidade das mãos e braços entram em sintonia com a música cigana que é alegre, romântica e muitas vezes sob forma de lamento expressando emoções da alma.
Esta dança nos faz saborear um pouco da cultura de vários povos mostrando a relação do povo cigano com a natureza, sua vida em comunidade e o respeito que possui pela família e suas tradições.

Shams Keifir





Como sempre digo para todos os alunos: "Não sou cigana, mas minha alma é cigana!"

Tenho sempre o cuidado de montar coreografias com o objetivo de que cada aluno possa utilizar os movimentos existentes nela para aplicá-los ao desenvolver sua própria dança.

A dança cigana não é coreografada. É livre, é improviso, vem do coração, sim!

Cabe a mim, como professora de dança, desenvolver a consciência corporal do aluno estimulando a criatividade e a sensibilidade de cada um, trabalhando os aspectos motores cognitivos que proporcionam ritmo, equilíbrio e postura.

Quando se trata de danças étnicas é obrigação do professor passar a cultura proveniente, as experiências e o conhecimento de que ele dispõe.

As coreografias que desenvolvo sempre possuem seu momento de livre expressão, que é quando cada um manifesta seus movimentos de dança e é neste momento que a dança cigana flui.



Beijos a todos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião neste blog.