sábado, 22 de novembro de 2014

Milaya Laff

 Milaya Laff - Cibele Oliveira
A dança do Milaya Laff conhecida como a dança do véu enrolado, não é uma dança folclórica e nem uma dança popular, é uma dança árabe teatralizada com gestuais típicos das mulheres Eskandaranis e das mulheres do Cairo utilizando o Milaya. 

O Milaya era um acessório comumente usado pelas mulheres do Cairo e da Alexandria e outras localidades do Egito entre as décadas de 40 a 60 do século XX.
Usado inicialmente pela elite, feito de tecidos finos e sempre da cor preta, era acessório indispensável na forma de se enrolar e compor as formas femininas, por cima da roupa.
Com o passar do tempo, a classe menos favorecida também passou a utilizá-lo produzidos em tecidos de algodão.




Foi através de um trabalho de Mahmoud Reda com sua trupe que inseriu o Milaya em performances de dança, retratando os costumes da época e os gestuais como uma inovação da dança egípcia. 

Infelizmente, a idéia da dança com o Milaya Laff acabou sendo deturpada e foi difundido para muitas bailarinas como uma dança de cunho vulgar.
Após participar diretamente da fonte, dos workshops com Mahmoud Reda e Farida Fahmy e de estudos da cultura árabe e trocas de conhecimento entre bailarinas é que revemos a leitura de interpretação das danças árabes.



O que divido aqui neste blog com vocês é um pouco de minhas experiências e meus estudos. Sou uma profissional de dança que respeita a diversidade cultural e uma eterna estudante deste Universo da dança Árabe.

Beijos e até breve,
Shams Keifir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião neste blog.