sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Danças Sufi


Sufismo - O Mistério dos Dervishes

"Um dervishe é um monge muçulmano, que geralmente leva uma vida nômade de sacrifícios, fazendo votos de pobreza, humildade e castidade, vivendo de esmolas. A palavra dervishe vem do persa e significa mendigo, ou mendigo religioso."

"O sufismo é uma parte da religião islâmica que acredita que todos os caminhos levam o ser humano a Allah sendo a música e a dança os caminhos mais belos para se chegar até Ele."

"Tem uma grande relação com a poesia Sufi e é uma filosofia que pode ter varias interpretações. Os turnos das dança simbolizam o tempo que passa, as quatro estacões; também pode representar os quatro elementos: ar, água, fogo e terra. Na filosofia Sufi há um quinto elemento, o vazio, sem o qual os outros elementos não poderiam existir."

vale a pena estudar: 
http://www.mortesubita.org/sociedades-secretas-e-conspiracoes/textos-conspiracionais/sufismo-o-misterio-dos-dervixes

Dança Sufi:
"É essencialmente girar sobre seu eixo e através deste movimento os bailarinos alternam estados de consciência e êxtase místico enquanto suas almas emergem, a partir dos laços terrestres, para entrar no reino de Deus.
O bailarino principal é o Sol e os demais representam os planetas como se fossem o sistema solar.
A Dança Sufi é um universo místico transformador para se conectar com Deus."
 
Dança Tanoura
Tanoura quer dizer "saia".

"Esta dança egípcia deriva dos Giros dos dervishes, mas tem seu objetivo voltado ao espetáculo e apresenta algumas diferenças:
- não é acompanhado de canções e orações entretanto a espiritualidade está evidentemente presente na expressão de transe que os dançarinos adquirem.
- usam-se quatro saias e não uma como os Dervishes e elas são coloridas."
  
 
" A apresentação se consiste em 3 partes:
- apresentação dos músicos;
- dança de apresentação dos dançarinos;
- dança sufi com os giros “Tanoura” – os dançarinos giram, um ao centro e os outros em volta, simbolizando o sol e os planetas girando em sintonia. Ao final, eles retiram as 4 saias em seqüência, simbolizando as 4 estações do ano.

Quando o bailarino levanta o braço direito para cima e aponta o braço esquerdo para baixo, o que representa a união da terra e do céu juntos. Quando ele vira-se ao redor, diz-se que ele entra em um estado de transe, tentando tornar-se luz e ir para o céu."

fontes diversas
http://www.rhamza.com.br/index.php?dir=pesquisa&file=estilos/folcloricas.php&menu=pesquisa/estilos.php&titulo=estilos
http://hrarteeculturaoriental.blogspot.com.br/p/dancas-ritualisticas.html
http://www.melhorconsciencia.com.br/2012/02/danca-sufi-o-ritual-sema-da-ordem-dos-dervishes/ 

O que divido aqui neste blog com vocês é um pouco de minhas experiências e meus estudos. Sou uma profissional de dança que respeita a diversidade cultural e uma eterna estudante deste Universo da dança Árabe.

Beijos e até breve,
Shams Keifir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião neste blog.