sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Racks Al Shamadan

Cibele Oliveira - Raks Al Shamadan
Também conhecida como dança do Candelabro, Racks Al Shamadan  é uma dança antiga popular que era comumente executada em bodas, aniversários, batizados, enfim, em festas familiares que celebravam a iluminação dos novos passos e dos caminhos a quem se homenageava.

Atualmente temos também as versões modernas com velas inseridas em taças iluminando os movimentos da dança.


Cibele Oliveira, Giulia Zanini e Tatiana Suckau
"Como tudo, a sua origem exata foi perdida ao longo do tempo, acredita-se que os dançarinos da corte do Império Otomano introduziram esta dança no Egito, com castiçais com base plana, ou seja, sem estrutura para ser ajustado à cabeça, assim técnica foi realizada apenas por professores que haviam passado anos dominando a arte. 
Mahmoud Reda, argumentando que foram os turcos que trouxeram a dança para o Egito, pois há uma dança folclórica turca muito parecida ao Shamadan, só que é dançado com bandejas de velas equilibrada por bailarinas em festas de casamento. 
Foi apresentado aos egípcios e deixou de fazer parte das tradições e começou a fazer parte dos cenários de espetáculos. 
Alguns dizem que foi Masabni Badia, outros dizem que foi o Koptiyya Shafiyva que ensinou esta dança sua aluna Zouba o Klobatyva e esta foi a primeira a apresentá-la."
http://www.academiamorahnajam.com/cuarto-a%C3%B1o/raqs-al-shamadan/

O que divido aqui neste blog com vocês é um pouco de minhas experiências e meus estudos. Sou uma profissional de dança que respeita a diversidade cultural e uma eterna estudante deste Universo da dança Árabe.

Beijos e até breve,
Shams Keifir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião neste blog.