quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Saidi



Aprendermos a dançar saidi quando somos apresentados à dança do bastão com nossos professores.
Claro que não tínhamos consciência de que já escutávamos saidi direto em variadas músicas clássicas, modernas, folclóricas...
Daí vem sempre aquelas dúvidas cruéis e as perguntas "que não querem se calar": Como identificamos o saidi? 
Estudando bastante os ritmos árabes e ouvindo atentamente as músicas.

O Saidi é originário da região El Said do Alto Egito. 
A dança do Tahtib ou (Tahteeb), também conhecida como dança do bastão tipicamente do folclore masculino, era feita principalmente no ritmo saidi onde os homens dançavam simulando uma luta.
No decorrer dos tempos foi incorporada pelas mulheres utilizando-se bastões ou bengalas - Racks Al Assaya - com movimentos mais delicados. 


Shams Keifir e Cibele Oliveira - Dança da bengala
Saidi pode ser dançado com ou sem bastão, em diversas danças folclóricas que veremos mais adiante nos estudos das variadas danças e existem alguns passos característicos que definem o ritmo quando a dança é folclórica.

Ao falarmos sobre folclore, é imprescindível ficarmos atentos aos costumes do povo em questão. Neste caso, usa-se galabeya como vestimenta.

Caso a bailarina esteja com roupa tradicional de Dança do ventre, dançando uma música clássica ou moderna onde entra um ritmo folclórico saidi, não tem nem o que discutir, a bailarina demonstra os passos folclóricos e continua sua performance. Só não é aceito uma música tipicamente folclórica sendo dançada sem suas vestes características né, pessoal?!


O que divido aqui neste blog com vocês é um pouco de minhas experiências e meus estudos. Sou uma profissional de dança que respeita a diversidade cultural e uma eterna estudante deste Universo da dança Árabe.

Beijos e até breve,
Shams Keifir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião neste blog.